• Larissa do Prado

Yoga e Ayurveda - Três gunas

Um dos grandes objetivos do Yoga e Ayurveda é trazer-nos para o agora, com toda energia e sentidos abertos, para receber e apreciar o que o momento tem a oferecer. Essas práticas nos encorajam a prestar atenção e saborear os detalhes. E ai a vida faz-se uma rica e satisfatória experiência.


Yoga e Ayurveda são construídos sobre a filosofia dos três gunas: tamas, rajas e sattva. Esses conceitos representam as qualidades presentes na comida, na natureza e nas ações, bem como em nosso corpo e mente.



TAMAS

Tamas é inércia, escuridão e embotamento. Quando uma semente está repousando inerte na escuridão da terra, ela está em um estado de tamas. Quando dormimos, também.

Se tamas é dominante em nossas vidas, há peso, dormindo demais e alimentando-se de frituras, carnes em excesso. Isso pode levar à letargia, falta de propósito e até depressão.


RAJAS

Rajas é atividade e movimento. Quando uma muda se rompe no endosperma e empurra a terra para alcançar o sol, ela está em um estado de rajas.

Quando rajas é dominante em nossas vidas, parece estímulo, superexcitação, estresse. Rajas demais desequilibram o corpo e a mente, levando à ansiedade, sono perturbado e excesso de indulgência.

SATTVA

Sattva é equilíbrio e harmonia. Quando uma muda se transforma em uma bela flor, desenrolando suas pétalas para absorver a beleza do sol, ela fica em um estado de sattva.

Quando sattva está presente, parece leveza e aterramento, paz e serenidade no corpo e na mente. Este é o nosso estado ideal, define a verdadeira saúde.


A paz que você sente quando se senta para meditar ou comer uma refeição ayurvédica recém cozida tem uma palavra - SATTVA. Traduz-se como equilíbrio, harmonia e luz, e é o que guia tudo o que fazemos.


12 visualizações

© 2020 Tulippa Yoga Studio